Blog

Crianças no condomínio
  • 3 de setembro de 2020

Como lidar com crianças no condomínio?

Nem sempre lidar com crianças no condomínio é fácil. Alguns pais deixam seus filhos mais livres do que deveriam e fazem uso do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – ao seu favor com irresponsabilidade. Confira com a gente o que você deve fazer quando houver desentendimentos em relação a isso.

Crianças são maravilhosas, no entanto, é importante impor limite quando necessário, ainda mais quando há convivência com outras pessoas. Faz-se necessário entender que o convívio social tem regras e elas devem ser seguidas.

Um exemplo seria quando crianças estão brincando num local que é proibido brincar e, então, os pais recorrem ao ECA, pois ele garante o direito de brincar da criança. Porém, antes de recorrermos ao ECA, devemos entender se não há mais nenhum local em que as brincadeiras são permitidas. Se realmente não há nenhum local em que a criança possa desfrutar de seu direito de brincar, então, os pais podem recorrer ao ECA, para que, dessa forma, seu filho tenha esse direito. O ECA também pode ser necessário, caso o condomínio impeça a criança de fazer coisas comuns em horários permitidos, como alguns barulhos, risadas etc.

Antes de usar o ECA, o ideal é ter uma conversa com todo o condomínio sobre o ocorrido e tentar entrar num acordo. Melhor do que isso é o síndico entender como o ECA funciona e, sabendo disso, fazer bom uso desse estatuto na hora de pensar no bem-estar coletivo de um condomínio, bem como, ampliar seu olhar, na hora de formular as regras que devem ser seguidas. As regras de um condomínio servem para oferecer o bom convívio entre o coletivo e não apenas de um indivíduo, tenha sempre isso em mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades